quinta-feira, 22 de maio de 2008

Perfeição


A perfeição atinge-se não quando nada mais há a acrescentar, mas quando nada mais há a retirar." Antoine De Saint-Exupery.
O ser humano não foi criado para viver em um mundo perfeito.Se tudo fosse perfeito, não teria nem graça de se viver, pois do que seria a vida se conseguíssemos tudo o que já desejamos?Ira chegar a um certo ponto em que iríamos ter todas as nossas realizações feitas e logo iríamos perder a vontade de viver pois já teríamos tudo.
È frustrante,triste,desanimador quando não conseguimos ter os nossos mais súbitos desejos atendidos.Mas certas coisas tem de acontecer para você continuar a procura, e quando achar, você vê que era bem melhor ter esperado e achado isso nesse momento.
Mas o que para mim pode ser algo perfeito, para você pode não ser.Na teoria perfeição é algo completo, que reúne todas as qualidades e sem defeito, algo que não pode ficar melhor do que já estar.Mas os seres humanos definem a realidade através da desgraça e do sofrimento que costumamos viver, logo o perfeito seria algo idealizado pelo cérebro para fugirmos dessa realidade em que vivemos.Pensamos muitas vezes como seria perfeito ficar o dia todo deitado fazendo nada, do que ir para o colégio por exemplo.Ai quando conseguimos isso muitas vezes estamos louco para voltar para o colégio, pois não agüentamos ficar deitado fazendo nada,e isso sempre se repete.
O erro é primordial para o crescimento como individuo, pois só com ele que podemos amadurecer e aprender a não cometer os mesmo erros novamente.Logo se tudo fosse perfeito não teríamos erros para corrigir e logo entraríamos em caos.Precisamos conviver com o erro para ser uma pessoa melhor, pois só assim vamos melhorar a nossa personalidade.Infelizmente não são todos que conseguem essa mudança de personalidade para algo melhor, pois não conseguem enxergar o que estão fazendo e faz com que a convivência seja algo complicado para pessoas que pensem diferente.Mas é como dizem, errar é humano, mas perdoar é divino.
A perfeição é uma idéia e tem de ser algo sempre almejado por todos, sendo que dificilmente será uma condição alcançada.

9 comentários:

André Lucena disse...

Acredito que a perfeição, empiricamente, não existe. Mas a buscamos, sempre, pois talvez seja essa a essência humana, uma questão de sobrevivência do ser.

Paulo Cícero disse...

É, nada é perfeito. E mesmo que tudo fosse perfeito, não seria um cenário perfeito, pois, o que nos faz sermos humanos são as lacunas que a imperfeição deixa para que desenvolvamos nossos pensamentos.
Abraço, bom post! ;D

Moisés disse...

Acho que tudo é perfeito, só que cada um seleciona o seu própio conceito de perfeito e sua mente vive submissa a ele.Isso reforça a idéia de o que é perfeito pra mim pode não ser pra você.Tudo faz parte de idéias variáveis e relativas!
=]

Ana Ravenclaw disse...

nossos conceitos sobre perfeito são tão diferentes que, cara, para mim, perfeição só existe com defeito. :)
mas enfim, gostei do teu ponto de vista, do teu post, achei massa mesmo.
cada dia melhor ;D.
\o

Anônimo disse...

... e passamos a viver na perfeição do imperfeito geeente :D

Unknown disse...

perfeição seria a coisa ideal, sem erros, se errar é humano, então nenhum ser humano é perfeito, nenhum de nós é perfeito, pelo menos ñ num todo, mais somos feitos de partes perfeitas e imperfeitas aos olhos de quem vê.


blog ta só o pipoco hein

- disse...

Eu acho que a única perfeição existente é Deus. Mas sobre isso eu prefiro criar coragem pra comentar no seu outro texto. :P

Eu acredito que a tal perfeição tão falada e tão buscada não existe... tudo bem, existe momentos (quase) perfeitos, pessoas não, porque todo mundo tem seu defeito (enr). Mas eu acho que tudo isso é só uma questão de ponto de vista, o que eu acho perfeito, você pode achar a maior idiotice do mundo. Existem aqueles momentos que a gente gosta, que foram bons e tal... mas se você párar pra ver sempre teve alguma coisinha que não foi boa, mas foi tão insignificante que você finge que nem aconteceu, ou você nem percebe direito, porque o momento em si, foi bom, e não foi essa coisinha que iria estragar ele. :P
E realmente, se tudo fosse perfeito não haveria mais nada pra se fazer aqui, então não tinha pra que estarmos aqui. Mas isso é impossível, porque todos nós temos pontos de vistas diferentes, então, nossos conceitos sobre perfeição são diferentes (há aqueles que são parecidos e tal, mas sempre vai haver um diferente. :]). Eu acredito que a graça da vida é justamente essa 'imperfeição', a gente sempre buscando algo melhor, sempre tentando melhorar. Se todo mundo fosse perfeitinho, num tivesse nada de diferente, qual graça teria? :B Mas, tipo, a gente tem que aprender com o erro, não é pra querer ser imperfeito porque sabe que nunca vai ser perfeito. oO Porque aí é imbecilidade demais, né? A gente tem que procupar ser sempre o melhor que possamos ser. :) Tem um amigo meu que diz: 'A vida é uma roda gigante, uma hora a gente tá em cima, outra hora a gente tá em baixo' E a graça da roda gigante não justamente que ela fica rodando o tempo todo? Quando a gente tá lá em cima tem aquele friozinho na barriga, aquela alegria, e o medo de cair (pelo menos eu tinha :P. E quando a gente tá lá em baixo quer que suba logo, pra sentir a mesma sensação de novo. ;) E eu acho que a gente deve levar essa mesma 'graça' pra nossas vidas. :)

:*

Fernanda Holanda disse...

Eu acho que a perfeição total é impossível de ser alcançada.
Acredito que todos possuem seus defeitos..
adorei seu conceito spliinter, ;)

Anônimo disse...

Eu realmente estou impressionado, vendo este blog, um título em inglês, com "posts" de um menino de 17 anos,em português, de Campina Grande-PB, que aborda os mais diversos assuntos e coloca-os em discussão, a internet é super democrática, quando poderíamos imaginar que alguém fosse realmente ligar para palavras proferidas de pensamentos virgens, penso logo existo, como seria o mundo de hoje se Sócrates, Platão e tantos outros pensadores tivessem essa condição de ter ao simples "click" o mundo em suas mãos!imaginem!meus parabéns garoto, você é a prova que hoje em dia há uma corrente para a formação de gênios, isso se chama internet.