O capitalismo vem a cada dia novas formas de atingir o publico para que consiga os seus principais objetivos, que é gerar lucro aos nossos custos que somos meros devoradores de ideias implantadas pela mídia.Entre as varias formas usadas para o lucro de empresas, irei destacar hoje sobre a ''industria'' musical que o cada dia vem sendo mais usado.
Uma forma que anteriormente era usada como meio de venda de cds era pela a propaganda simples, que víamos quase que diariamente pela nossa televisão.Sendo que nos dias atuais vemos um forte uso de outro meio bastante explorado nos últimos anos, a Internet.
A Internet no inicio talvez não se tinha idéia que poderia vir a ser uma grande forma de propaganda no meio musical e como meio de disperssão de novas tendências.Sendo que hoje vemos que é uma forma de promover novas bandas, e de mostrar os novos trabalhos de bandas antigas como a The cure por exemplo, que deu um ''tempo'' nas famosas gravadoras e vai usar ''apenas'' a Internet como meio de promover o seu novo CD, que irá lançar uma nova musica a cada mês ate a data oficial do lançamento do disco.Isso sim seria uma forma um tanto brilhante de promover seu novo trabalho.
Mas não pense que a Internet é o único meio utilizado atualmente não.Vemos o crescente numero de jogos para computador ou para vídeo games com forte presença musical como forma de propaganda, como por exemplo, o jogo Guitar hero que alem de proporcionar horas de diversão para os jovens é também uma forma de promover musica que antes eram desconhecidas e que apos o jogo virou bastante conhecida.
O ponto negativo desses avanços desenfreados da divulgação de musicas, podem ser ditas como a forma que certas musicas fazem sucesso.Como por exemplo a letra empregada na musica ''dança do creu'' que foi minuciosamente criada com varias formas culta da linguagem portuguesa.Aposto que ninguém nunca reparou de fato na letra e sim nas moças quase nuas que fazem a dança por exemplo, esta ai então o sucesso da musica.Outra forma intelectual e bastante boa tanto para os ouvidos quanto para os olhos seria, por exemplo, a ''dança do quadrado'', que acho que foi a coisa mais ridícula criado até o momento, talvez o sucesso esteja com certeza nas qualidades dos movimentos criados por um grande coreógrafo.Ou talvez pelo fato de apenas ser ridículo.
Então fica ai à reflexão para vocês leitores falarem as suas opiniões sobre a cultura musical e a forma como ela é abordada diariamente .Se não gostaram ...Chupa que é de uva.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Marketing musical
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Como assim? Como ousa reclamar da incrível dança do quadrado, dança do creu e cia? :/
O que acho mais engraçado é como hoje, há pessoas que, ao ler isso, vão te achar 'chato' e 'cult demais', por você simplesmente não aceitar a decadência das músicas de hoje em dia (é, acho que a palavra é decadência). A internet ajuda SIM como marketing musical para esse tipo de música, o que é lamentável, mas, que fazer? :) Tudo é dialético, tem seu lado bom e ruim, o lado bom é que podemos ter acesso a músicas realmente boas, sem precisar pagar uma nota por elas...
Ao mesmo tempo, youtube tá aí pra incriveis performaces de dancinhas viadais e cia ¬¬'...
É, gostei do post. :B (e não sei o que comentar na verdade ._. mas é isso aí!)
:*
\o
caramba vindo de vc , esperava coisa mto pior XP, mais o blog fico mto show
otimos posts
olha realmente a internet veio pra revolucionar tudo e todas as coisas, nada mais será do mesmo jeito e com o avanço da tecnologia virão mais surpresas por aí.
quanto ao incentivo das músicas pela internet, visam baixar os custos ( tática do capitalismo).
e quanto a qualidade das músicas de hoje em dia, fazer o quê? cada geração tem o tipo de música que merece.
forte abraço e parabéns pelo blog.
Luciano Damião ( lucianodamiao@yahoo.com.br)
Gostei gostei :D
reeew cocão :x
;*
Po, tbm escrevo em um blog (www.eaicampeao.blogspot.com) e tenho falado sobre música tbm, depois dá uma passada lá e comenta se der.
Po, acho que dança do quadrado tá mais pra humor, e créu nem se fala. Mas po, a música tá retratando a realidade do "povão", naquele papo infeliz de tornar uma música comercial, se as pessoas são fúteis, e a música tenta se adaptar ao ouvido das pessoas, a música se estraga também.
Uma época que teve muita música boa foi durante os anos 50~80 mais ou menos, porque todo mundo, principalmente os jovens eram menos alienados, e estavam mais dispostos a ouvir coisas mais inteligentes... Agora, basta olhar pra como tá a educação pra perceber que a tendência da música é piorar se nada for feito, infelizmente.
Gostei também Gustavo!
Essas músicas são ridículas, são tão ridículas e tem uma letra tão fútil (se me permitem chamá-la de letra) que juro a você, as vezes dá vontade de rir só em escutar. Hoje em dia a qualidade da música caiu bastante, uma maioria se preocupa em ver bundas e peitos num clip como o da 'dança do créu' por exemplo e uma minoria ainda se preocupa com músicas que realmente possuem uma letra e que trazem junto a ela uma reflexão. Um exemplo de música dotada de cultura: Cálice - Chico Buarque, ao escutar essa música e a música do 'créu' não vai nem parecer que ambas são frutos de autores de um mesmo país, de uma mesma sociedade.
Gostei Gustavo, sempre que der vou passar aqui ;D
honestamente, o grande problema disso tudo não tá só na aparente mediocridade das letras das músicas, das bandas
acho que a grande necessidade é de movimentos culturais (nesse caso musical) com fundamentação e princípios válidos
afinal, o jovem já escutou Chico Buarque, Gilberto Gil, enfim, mas se entregou à mediocridade porque hoje movimento jovem é Emo (aparências), e não mais movimentos com reflexo de contexto social e renovação de valores
Ae Gustavo, bom texto...a internet é uma faca de dois gumes,grande parte dessas musicas chegam até nós, pela internet, é o meio mais fuleiro de se conseguir música. Mas, por outrol lado, como vc msm citou o caso do "The Cure", foi uma otima idéia, acho q hj debater sobre música, é dar murro em ponta de faca, as músicas de letras inteligentes, ricas em msgs, estão se esvaecendo, enquanto as de baixa cultura e moral estão a ganhar estatus, servindo só para mostrar que o povo brasileiro gosta msm é da "putaria". Como é de costume, o funk ira desaparecer do mapa, como a anos atras, e outra moda surgirá, ouuu reersugirá como o proprio funk. Só o q nos resta é estudar, e mudar o futuro dessa porra...bom blog...flww
Eu gosto da 'dança do quadrado' e do 'forró do gato' justamente porque eles são ridículos. :D eiheiuheiuehiehuie. Eu me mato de rir escutando esses negocios, e se divertir as vezes faz bem. ;P
Mas, enfim... eu concordo com você. As músicas de hoje em dia estão cada vez piores ;x Eu não julgo o pagode, o funk, o forró... eu julgo a letra, a vulgaridade, todo esse 'marketing'. As vezes eu acho que o problema disso é a falta da educação no país, porque a maioria do povo que curte isso são pessoas que não tiveram a oportunidade que nós temos. Se bem que ainda existe outros tantos que tiveram a mesma oportunidade de estudo e tal, mas mesmo assim adora essas músicas... são pessoas movida a publicidade, a moda. Fazem, vestem, falam, escutam o que tá na moda. É aquela velha história 'gente ruim tem em tudo que é canto' seja no rock'n'roll ou no pagodão. :P
Mas o mundo não tá perdido completamente, AINDA não. Ele pode piorar ou melhorar, depedende de nós, a futura geração (geração coca-cola.. eiuheiuheui :x tá a música não tem nada a ver, mas eu lembrei dela). :P
FINALMENTE, dessa vez o comentário vai. :*
É isso ai, rapaz ;)
Postar um comentário